Os gêmeos diferentes

A Roma que recomeçou com vitória é a de dois campeões que parecem não se amar. Totti e Mancini são filhos da Loba que não se abraçam, mas fazem abraçar. No inicio da temporada não trocavam passes, hoje sim: Amantino busca 80% o capitão.

Respectivamente, Francesco Totti e Alessandro Mancini a vez que trocaram mais passes durante uma partida (8 por parte) foi o ultimo derby, então o presunto problema nem mesmo aparece. Mas agora não é mais este o problema, ao contrário, talvez não exista mesmo: somente que não é legal ver aqueles dois comemorar um de lados diferentes, quando fazem gols (a coisa, começa ser, de agora em diante sistematicamente). Totti e Mancini não gostam da folia, isto se sabe, é ressabido; situação filha de pequenos equívocos e incompreensões do passado, de orgulho sobre orgulho, que para reais e profundos dissabores . Totti tempos atrás disse “que não existia nenhuma questão para afrontar”. Verdade, sobretudo se o outro, Mancini, joga como joga e como sabe jogar. Amantino também em uma entrevista bem recente evitou qualquer tipo de evidencia polêmica nos confrontos do seu capitão com o qual, porém, se lamentou claramente em campo (em Gênova foi explicito).

Na verdade, o problema existiu mais que outro no inicio de temporada. No jogo Roma-Livorno o dez distribuiu 19 bolas em 90’ e nem mesmo uma a Mancini que da sua parte deu 2 sobre as 14 jogadas. O jogo seguinte, em Siena, Totti foi mais generoso (5 sobre 41), mas Amantino menos (somente 4 ao seu capitão sobre 47). Com o Inter e em Reggina os números fazem pouco texto visto que foram jogos nos quais o brasileiro estava lesionado e saiu (e a Roma perdeu). Da sua reentrada, contra a Fiorentina, entre os dois existiu mais feeling em campo e a Roma recomeçou a voar. A parte o dado com os violas, foi em Milão, na histórica vitória no Meazza rubro-negro, que os números fazem jus com a realidade: o gol da vitória depois de vinte e um anos marcou Totti em assistência de Mancini, fotografia perfeita do andamento de toda a partida na qual Amantino passou 9 bolas das 11 (81 %) ao campeão do mundo. Totti sobretudo nas ultimas partidas está buscando o brasileiro (percentuais que variam dos 17 aos 30% em média). Contra o Parma, na Copa Itália, os dois fizeram dueto maravilhosamente (5 passes por parte, com Mancini que preferiu Totti que qualquer outro companheiro). A certeza existe, olha aí: Justo no derby perdido os dois se buscaram da mesma maneira, sinal que não se trata de fazer equações e cálculos sobre a bola. O fato é uma impressionante antipatia de desprazer.

Sobretudo, em uma equipe Luna Park, pizzas na cabeça, tapas aéreos, com comemorações de pássaros que voam, como a Roma, ver o mais forte e o outro que faz a diferença comemorar em grupos separados sabe muito pouco de Roma.

É a história do mundo, nada de clamoroso, natural, fisiológico e, mais direto, por certos versos duvidoso (quem pode obrigar abraçar?). Somente que uma coincidência que nasça esperança e pronto. Caso Cassano a parte (com Amantino amigo do barês) a questão do pouco recíproco transporte entre os dois no momento do gol do outro, emergiu na atenção de todos justo em Messina na temporada passada. Era dia 6 de novembro de 2005, Totti marcava o 2-0 como “é forte papai”, Mancini justo naquele momento levantava e voltava para o meio de campo, com o resto da Roma sobre o capitão. Os dois se re-abraçaram depois do derby dos derbys, mas como não fazê-lo visto como estava Francesco, entre uma muleta e a bandeira? Quando marcou gol contra o Catania Amantino pegou a bandeirinha como mastro para sustentar um pano içando a bandeira: bastaria um abraço que quem ele realmente é. Talvez não muda nada se não o fazes, porém se faz, quem sabe, muda tudo.

Quem sabe impõe um pouco de medo ao Inter, que possui campeões e um outro Mancini, mas não é um grupo nem possui estas emoções.

Annunci

Informazioni su Tonino Cagnucci

Romanista. Papà di Lorenzo

Pubblicato il 13 gennaio 2007, in Mondo con tag , , , . Aggiungi il permalink ai segnalibri. Lascia un commento.

I commenti sono chiusi.

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: